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Aplicativos Mobile do Segmento Imobiliário

Sabida a importância do uso de marketing digital para o segmento imobiliário e também do uso das novas tecnologias mobile, buscamos constantemente novidade para nos atualizar e também atender as demandas do mercado.

O numero de aplicativos novos cresce a cada dia, por isso resolvemos fazer uma analise nesse mercado para ajudar nossos clientes do segmento imobiliário, esse estudo compartilhamos aqui com vocês.

A primeira descoberta foi o grande numero de aplicativos já existentes, em uma simples busca na Apple Store e Google Play, achamos mais de 230 aplicativos para IOS e mais de 300 para Android.

Para o nosso estudo analisamos 10 aplicativos, para selecionar os aplicativos usamos como critério o numero de avaliações que os aplicativos receberam, avaliações positivas ou negativas, pois o importante era o numero de interações dos usuários.

Entre os 10 escolhidos identificamos 4 categorias:

1 – Aplicativos de Construtoras

2 – Aplicativo de Empresas de Venda

3 – Aplicativos de Bancos

4 – Aplicativos de Classificados de Imóveis

 

Analise – Aplicativos de Construtoras

Na nossa analise 2 construtoras se destacaram entre as demais em volume de avaliações dos usuários ( Gafisa e MAC )

 Aplicativo Gafisa

O aplicativo apresentou muitos problemas durante a navegação, quando navegamos na maior parte das opções clicáveis ele simplesmente fechava.

Quando funcionou, depois de 3 ou 4 tentativas achamos algumas funcionalidades interessantes, como:

Poder deixar uma nota de áudio com a sua opinião de determinado empreendimento. (testamos mas não funcionou, mas as idéia e boa)

Existe uma área de dicas muito interessante com duvidas mais freqüentes dos usurários no momento da compra de um novo imóvel.

Uma função muito útil que achamos no aplicativo foi o estagio da obra, pena que não funcionava em nenhum empreendimento cadastrado no app.

Um ponto que ficou devendo foi a visualização dos locais dos imóveis, funciona somente por lista com os endereços e não tinha a opção por mapa, o que facilitaria para o usuário se localizar na escolha da região.

aplicativo imobiliario gafisa

 

Aplicativo MAC

Gostamos muito do aplicativo da empresa MAC alem de ter um layout bem estruturado ele e fácil de navegar e não apresentou nenhum problema durante a navegação.

Damos destaque para a função que localiza os imóveis dividas em 3 botoes no menu superior: Lançamentos / Obras e Prontos / Mais Próximos. Com esses e botões conseguimos visualizar um grande numero de moveis inclusive no botão “Mais Próximos” ele mostra a distancia de cada imóveis do ponto de onde o usuário esta.

Destaque para o modelo de visualização das fotos dos detalhes dos imóveis, cada imóvel visitado pelo aplicativo continha no mínimo 20 fotos, o que ajuda a decidir se a visita vale a pena ou não.

Outro ponto que achamos muito útil apesar de simples, o usuário ao navegar no detalhe de um imóvel pode clicar no endereço e ver a distancia que esta visualizada em um mapa que carregou rapidamente.

aplicativo imobiliario

 

 

Aplicativos – Empresas de Venda

Para essa categoria selecionamos 2 aplicativos tiveram maior interação com os usuários ( Empresa Lopes e Abyara )

Aplicativo Lopes

Com navegação simples e layout clean o aplicativo da Lopes oferece uma boa navegação ao usuário e destacamos alguns pontos positivos e negativos.

Positivos:

Fácil navegação

Muitos detalhes e fotos

Vídeos em quase todos os imóveis

Possibilidade refinamento da busca

Negativos

Um ponto negativo que pode ser corrigido em pouco tempo, no APP existe uma função muito interessante de Realidade Aumenta, com a função de mostrar o local onde os imóveis estão, você clica em cima e vê o detalhe, ‘e muito interessante. Testamos 10 vezes em locais diferentes funcionou 5 vezes e as outras 5 ele fechou sozinho

Em resumo  e um bom aplicativo e com pequenos ajustes pode melhorar muito.

aplicativo imobiliario

Aplicativo Abyara

No primeiro minuto no aplicativo da Abyara você já percebe que ele tem uma ótima qualidade, pois tem o layout clean, navegação inteligente e e muito rápido.

Selecionamos os destaques desse APP:

Informação relevante ao usuário ( mostra o valor do imóvel e preço do metro quadrado)

Na tela inicial você pode visualizar o mapa e lista ao mesmo tempo o que facilita a navegação.

Ao acessar um imóvel já e exibido as fotos do imóvel, informações úteis e preço, alem do mapa, opção de traçar rota e informações estatísticas de preço médio da região, muito interessante!

Um destaque especial para uma funcionalidade: Integração com o aplicativo Foursquare, e possível visualizar o que existe próximo a cada imóvel, como: padarias, academias, farmácias, pizzarias etc. E ainda e possível filtrar as suas categorias de interesse como: Lazer, atividades ao ar livre, escolas, vida noturna, hospitais, etc. Muito útil no momento da decisão da compra de um novo imóvel.

Em resumo o aplicativo e muito útil e eficiente para os usuários que pesquisam um novo imóvel para compra.

mobile imobiliario abayara

 

Aplicativos de Banco

O único banco que localizamos que criou um aplicativo focado no segmento imobiliário foi o Bradesco, nele alem de buscar imóveis e possível simular o financiamento e entender passo a passo o que e necessário para fazer um financiamento, pois no APP existe todas as informações.

Como fizemos em todos APP selecionamos alguns pontos positivos e negativos.

Positivos

Contem um passo a passo de como fazer um financiamento.

Negativos

O APP tem poucos imóveis cadastrados, por exemplo no estado de SP só achamos imóveis em 8 cidades.

Escolhemos o estado de SP, cidade de São Paulo e bairro da vila mariana, encontramos apenas um imóvel e ao clicar o aplicativo fechou, e esse erro ocorreu com todos os imóveis em todas as cidades que tentamos achar um imóvel.

Resumo

Apesar de ser o único banco que entrou nesse segmento ainda falta muito para o Bradesco ter um bom aplicativo.

aplicativo imobiliario iphone

Aplicativos de Classificados de Imóveis

Foram 5 aplicativos selecionados ( OLX, ZAP Imóveis, Viva Real, Imovelweb e  LuxuryEstate) como dissemos anteriormente eles foram escolhidos pelo volume de interações.

 OLX

O aplicativo tem foco em vários segmentos e o imobiliário e apenas mais uma opção, dentro dessa categoria a navegação e muito rápida, porem não existe muitas informações e funcionalidades para serem destacadas.

aplicativo mkt imobiliario

 

ZAP Imóveis

O aplicativo focado no segmento imobiliário e de fácil navegação e oferece algumas funcionalidades muito úteis para os usuários.

Destaques:               

Busca avançada que permite o usuário escolher, endereço, preço, quantidade de quartos, vagas, tamanho do imóvel, se tem ou não garagem, se e residencial ou comercial.

O usuário pode deixar sua busca salva para não precisar praticar o filtro todas as vezes que utilizar.

Outro ponto interessante e a funcionalidade “Alertas” onde o usuário pode definir a sua busca e freqüência que quer receber as informações de imóveis, de uma determinada região. O único problema que encontramos foi no momento de editar o alerta, não foi possível alterar os valores o APP apresentou um BUG.

Em resumo o aplicativo e útil e apresenta um enorme numero de imóveis e possibilidades.

 mobile imobiliario zap

 

 Viva Real

Aplicativo rápido e objetivo, mostra os imóveis por região com destaque no modelo que mostra os preços dos imóveis em formato de “pin” no mapa, o que facilita o usuário clicar nos imóveis que estão dentro do seu orçamento.

Como os outros aplicativos desse segmento possibilita filtros por preço, tipo de imóvel, tamanho, quartos, vagas na garagem e localização.

aplicativo imobiliarios

 

Imóvelweb

Um ótimo aplicativo com fácil navegação, layout clean e grande quantidade de imóveis cadastrados.

Destacamos a boa visualização por mapa ou lista e também a opção de rota do local de onde o usuário esta ate o local do imóvel.

Função interessante e que funcionou bem foi a de Realidade Aumentada, apontando o celular em qualquer direção ele mostra os imóveis a venda ou para locação, a distancia e preço, muito útil se o usuário esta procurando imóvel de dentro do carro em um bairro que não conhece por exemplo.

aplicativo imobiliario imovel web

Luxury Estate

O diferencial desse aplicativo não são suas funcionalidades ou layout, além de ter boa navegação e layout direto e objetivo, ele se destaca por outro motivo.

Como o nome já diz é um aplicativo focado em localizar imóveis novos e usados de altíssimo padrão no Brasil como em outros países, em nossa pesquisa fio o único aplicativo com essa segmentação de mercado, por isso incluímos nessa lista.

aplicativo imobiliario r

 

Para maiores informações e para tirar dúvidas entre em contato conosco contato@uselink.com.br

Como aumentar as vendas de uma Construtora ou Imobiliária utilizando a internet?

Todos os dias na internet são criados novas tecnologias e canais, que podem ser utilizados para aumentar as vendas de produtos ou serviços.

Neste post, iremos fazer um resumo dos canais que podem ser utilizados para o Segmento Imobiliário, com foco na geração de leads qualificados e aumento de vendas.

Passo a Passo:

1 – Tenha um site bem feito.

O Site é como uma vitrine de loja, ele precisar ser bem apresentável para atrair novos compradores. Para isso o site deve ter alguns pontos básicos:

  • Ótimo Layout
  • Fotos de boa Qualidade
  • Muitas informações sobre a empresa e sobre os empreendimentos
  • Conteúdo Interessante
  • Boa Navegabilidade
  • SEO Otimizado
  • Muitas formas de contato (Telefone, Chat, E-mail) no mínimo o ideal são 8 formas de contato.
  • Integração com as Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google+, Youtube, etc)
  • Estar disponível em Português e Inglês é importante

Esses são os pontos principais para o seu site. Passar as informações necessárias para quem busca um apartamento ou casa nova é o primeiro passo.

 

2 – Como atrair o público certo?

Agora que você já tem um site novo ou vai reformular o seu site antigo, é necessário atrair o público correto. Ou seja, como levar os usuários interessados em comprar apartamentos ou uma casa para o seu site.

  • Comprar mídia online em sites verticais.

(ZAP Imóveis, Imóvel Web, Web Casas, Tique Imóveis, Pense Imóveis, Viva Real, 123i, Apartamentos Incríveis, OLX, etc.) São alguns sites que funcionam como localizadores de apartamentos e casas. Esses sites entre outros existentes já fazem esforço de mídia online para atrair o público-alvo. E você e sua empresa podem anunciar nesses sites o seu empreendimento aproveitando o grande tráfego que eles têm.

marketing digital imobiliario2 

  • Disparo de E-mail Marketing para bases segmentadas.

As mesmas empresas que citei acima e muitas outras empresas especializadas no mercado alugam bases de e-mails segmentadas, ou seja, você pode escolher o público que quer atingir definindo algumas características (Sexo, Idade, Região, Classe Social, Escolaridade), além disso, também é possível segmentar por pessoas que buscaram apartamentos ou casas nos últimos seis meses.

 

segmentacao online

 

  • Anúncios no Google

Comprar palavras-chaves no Google é uma forma assertiva de atrair seu público-alvo, porém é necessário ter atenção diária para otimizar os lances nas palavras escolhidas, pois ao mesmo tempo existem outras empresas comprando as mesmas palavras. Exemplo: Apartamento em SP, com certeza existem de 30 a 40 empresas que compram o mesmo termo. Para concorrer com elas você tem que ter experiência ou o seu dinheiro será jogado no lixo.

 

google adwords imobiliarias

 

  

  • SEO Otimizado

Melhore o código do seu site e ele será encontrado na busca orgânica do Google e outros buscadores, para isso busque uma empresa especializada. Você poderá trabalhar com conteúdo, otimizar o código, construir ações de link building, etc.

seo para construtoras

  • Campanhas nas Redes Sociais

Existem muitas redes sociais atualmente, a mais utilizada é o Facebook, nele é possível fazer segmentações avançadas e exibir banners somente para os usuários que tem o perfil do seu público-alvo. Exemplo: Exibir um banner para usuários que estão com o status de “noivo” ou que recentemente tiveram um “filho” esses usuários podem estar procuram um novo local para morar, e para você pode ser um novo cliente.

 facebook ads

 

  • Campanhas Mobile

O celular faz parte da vida do homem moderno, não andamos sem ele. E isso se tornou um potencial para a publicidade também. É possível enviar um SMS Marketing para pessoas que morem na rua de um novo empreendimento, e que tenham somente celulares com contas pós-pagas. Ou mesmo estar presente em aplicativos que ajudam no transito como o “Waze”. Quem utiliza o aplicativo sabe que ele mostra a melhor rota de uma região e também mostra os estabelecimentos e empreendimentos que existem ali.

 

aplicativo waze estrategias

  • Google Place

Uma ação simples e gratuita é cadastrar os seus empreendimentos no Google Place, fazendo assim ele aparecer no mapa do Google. Assim quando um usuário digitar uma palavra como: “apartamento a venda vila mariana” ele vai encontrar um ponto no mapa com o seu empreendimento.

 marketing digital para construtoras1

 

  • Remarketing e Retargeting

Sabemos que a decisão de comprar um novo imóvel pode demorar de 2 a 6 meses. Então precisamos ter uma estratégia para atrair de volta o usuário que já visitou o nosso site uma vez. Para isso existem estratégias chamadas de Remarketing e Retargeting. Basicamente funcionada dessa maneira: O usuário acessa o seu site, fica com o cookie no computador, depois disso, os banners da sua empresa serão exibidos para ele independente do site que ele navegar (carros, esportes, jornais, filmes, etc.) O objetivo é relembrar o usuário que sua empresa está ali. Essas tecnologias apresentam um ótimo resultado em diversos segmentos.  

 mercado imobiliario agencias

Um ótimo Projeto de Marketing Imobiliário Digital tem cerca de 30 estratégias online que integradas geram maior visibilidade para seus imóveis e serviços imobiliários. Em média o custo de um projeto de Marketing Digital Imobiliário é menor que o investimento em Rádio, Jornais, Revistas e TV, e com certeza o retorno é muito maior. Repensem suas estratégias!

Para lhe auxiliar nesse processo de tomada de decisões e escolha das melhores estratégias, conte com uma equipe de especialistas em marketing digital, pois assim você terá o melhor retorno sobre o seu investimento.

Aproveite e leia também o artigo: Como gerar leads qualificados?

Obrigado pela leitura, qualquer dúvida entre em contato conosco contato@uselink.com.br 

Eduardo Sani

Hoje o Lead é uma palavra muito mencionada no segmento de prestação de serviço e também no segmento imobiliário. Mas antes de começar as estratégias de geração de leads, vamos partir do inicio.

O que é o lead? 

LEAD = Cadastro de um internauta no seu site, com objetivo de obter mais informações de um produto ou serviço, ou interessado em receber algo em troca, como: Um conteúdo específico ou algum brinde.

Ou seja, para uma empresa é interessante ter o cadastro de novos contatos, que podem tornar-se em pouco tempo “clientes”.

Entenda a imagem a baixo:

lead qualificado

Como podemos ver, Leads Qualificados podem tornar-se prospects, e em pouco tempo clientes.

Então vem a grande questão: “Como gerar leads qualificados?

Hoje no mercado uma simples busca no Google você vai encontrar muitas empresas boas que sabem gerar leads, porém, algumas se comprometem com a qualidade e outras com o volume de leads. Nesse ponto é importante você avaliar as empresas escolhidas e ser racional, será que existe 50 mil pessoas interessadas no meu serviço?

Empresas que prometem um caminhão de LEADS ou mesmo um ônibus, podem estar enganadas nas estimativas e vão gerar uma falsa espectativa para você e sua empresa, ou pior eles vão gerar leads desqualificados.

leads qualificados 

Como o lead é cobrado no mercado publicitário?

Normalmente as empresas utilizam a sigla CPL = Custo por Lead. O CPL varia muito de acordo com o segmento, exemplo:

CPL para o segmento Imobiliário: é mais alto por tratar-se de uma compra com um valor agregado maior, as empresas vão ter mais dificuldade de encontrar esses usuários, portanto o valor do CPL é mais alto.

CPL de cursos de Inglês: Hoje a demanda é alta pois o brasileiro busca qualificar-se para o trabalho e até mesmo para viagens.

Enfim, para cada serviço ou produto o CPL vai ter um valor, o importante é pesquisar mais de 3 empresas antes de fechar uma campanha de mídia online.

Então tudo se resume a uma campanha de mídia? Preciso contratar uma empresa?

Não!

A sua empresa pode criar Estratégias para Gerar Leads, sem precisar contratar uma empresa, e vamos dar algumas dicas: 

1 – Ofereça algo que as outras empresas não oferecem para os usuários = Conteúdo

Exemplo: Sua empresa presta serviços de logística (existem muitas empresas concorrentes), mas você pode criar no seu site um blog com sugestões e dicas para as empresas de como embalar os produtos na forma correta para o transporte, quais são os melhores horários para solicitar a logística, quais são as datas do ano que podem ocorrer problemas, etc.

Essas dicas vão atrair usuários, esses usuários irão cadastrar-se no seu site para receber mais informações (tornando-se um LEAD).

Muitos especialistas no mercado de marketing digital concordam com a frase: “O conteúdo é Rei” ele é capaz de atrair!

Nós da Uselink pensamos da mesma forma e acrescentamos: “O conteúdo é Magnético” atraí os usuários certos! = Leads Qualificados.

conteudo magnetico 2 – Como gerar leads pelo facebook ?  Como gerar vendas pelo facebook ?

 Muitas empresas tem a mesma dúvida e me questionam, por isso vamos dar algumas dicas simples e objetivas de como gerar um lead e depois transformá-lo em uma venda.

 A premissa é a mesma que seu site, contéudo!

leads no facebook

 

Para ter sucesso com a sua fanpage você vai ter que gerar conteúdo interessante ao seus usuários. Siga essa estratégia:

1 – Gere conteúdo para atrair os usuários (Conteúdo novo e bem produzido). Posicione-se como especialista no seu segmento.

2 – Faça os usuários curtirem a sua página. Como?

Utilize duas ferramentas importantes:

Like Gate – Funcionalidade que fará o usuário curtir para ter algum material como um ebook.

Crie uma pagina de captura ( Squeeze Page ) – São páginas de captura, elas possibilitam os usuários se cadastrarem dentro da sua fanpage com informações como: nome, endereço, telefone, etc. 

3 – Com o cadastro desse usuário em mãos, você tem um lead.

Inicie a conversa lhe enviando mais conteúdo informativo, após isso o convide para conhecer a sua empresa, e desse momento em diante você vai conseguir converter o lead em um novo cliente.

O Processo ideal é este:

lead no facebook

 

Espero ter ajudado você e sua empresa com mais informações sobre como gerar leads qualificados, se tiver alguma dúvida ou sugestão entre em contato conosco contato@uselink.com.br

Obrigado

Eduardo Sani